4000 mil metros de altitude, essa foi a altitude que subimos ontem quando fomos as Lagunas Altiplanicas, que ficam no meio da Cordilheira dos Andes. Sao duas lagoas, a Mairinque e a Miscante, ambas lindas, ambas enormes, ambas congelantes. No caminho avistamos uma raposa. Pensei que por causa da altitude fosse passar mal, afinal, assim como quase todos os brasileiros, o mais alto que jà fui, foi ate Campos do Jordao, rs. Mas que nada, nao senti nada, gracas a dica do guia de ir comendo chocolate pra manter a glicose em alta (dica essa que eu segui, obviamente, a risca, rs).
Na volta paramos no povoado de Socaire para almocar. Um povoado minusculo de apenas 150 habitantes, totalmente voltado a agricultura de subsistencia. Parar tudo, mas o que se planta no deserto? Gracas as aguas do degelo do Andes, eh possivel plantar milho, batata, quinoa (um cereal titpico dos andes) e ainda cultivar carneiros. No almoco comemos carne de Lhamo - pelo menos acho que era esse o nome (nao, nao eh lhama, esta eh protegida por lei, portanto, nao pode ser caçada).
Tambem visitamos o povoado de Toconao, um pouco maior que o anterior e bem mais proximo a San Pedro do Atacama. Chegamos em San Pedro e fomos passear pela cidadezinha, entrar nas lojas em busca de lembrancinhas, mas tudo o que encontramos foram muitos artesanatos bolivianos e peruanos, e, sinceramente, nao faz muito o meu estilo nao. A noite jantamos com meus pais no restaurante Milagres, comemos pizza.
Ferias Frustradas
Há 4 anos
2 comentários on "Directo del desierto - parte 2"
Eu já havia reparado essa coincidência de artesanatos no norte do Chile e até das danças típicas (fomos num show impagável em Santiago), mas o tio do Guto disse que não chilenos mesmo. Apesar de parecidos com os dos outros paises andinos... ele disse que o chile anexou muito território ao longo dos anos e foi incorporando culturas... pelo visto a viagem está bem legal!!
ahh, adorei a dica do chocolate!!
vale para a terra firme - como desculpa?
heheeh
beijos!
Postar um comentário