domingo, 21 de setembro de 2008

Directo del desierto - parte 2

Postado por Re às 21:54
4000 mil metros de altitude, essa foi a altitude que subimos ontem quando fomos as Lagunas Altiplanicas, que ficam no meio da Cordilheira dos Andes. Sao duas lagoas, a Mairinque e a Miscante, ambas lindas, ambas enormes, ambas congelantes. No caminho avistamos uma raposa. Pensei que por causa da altitude fosse passar mal, afinal, assim como quase todos os brasileiros, o mais alto que jà fui, foi ate Campos do Jordao, rs. Mas que nada, nao senti nada, gracas a dica do guia de ir comendo chocolate pra manter a glicose em alta (dica essa que eu segui, obviamente, a risca, rs).

Na volta paramos no povoado de Socaire para almocar. Um povoado minusculo de apenas 150 habitantes, totalmente voltado a agricultura de subsistencia. Parar tudo, mas o que se planta no deserto? Gracas as aguas do degelo do Andes, eh possivel plantar milho, batata, quinoa (um cereal titpico dos andes) e ainda cultivar carneiros. No almoco comemos carne de Lhamo - pelo menos acho que era esse o nome (nao, nao eh lhama, esta eh protegida por lei, portanto, nao pode ser caçada).

Tambem visitamos o povoado de Toconao, um pouco maior que o anterior e bem mais proximo a San Pedro do Atacama. Chegamos em San Pedro e fomos passear pela cidadezinha, entrar nas lojas em busca de lembrancinhas, mas tudo o que encontramos foram muitos artesanatos bolivianos e peruanos, e, sinceramente, nao faz muito o meu estilo nao. A noite jantamos com meus pais no restaurante Milagres, comemos pizza.

2 comentários on "Directo del desierto - parte 2"

Unknown on 22 de setembro de 2008 às 09:24 disse...

Eu já havia reparado essa coincidência de artesanatos no norte do Chile e até das danças típicas (fomos num show impagável em Santiago), mas o tio do Guto disse que não chilenos mesmo. Apesar de parecidos com os dos outros paises andinos... ele disse que o chile anexou muito território ao longo dos anos e foi incorporando culturas... pelo visto a viagem está bem legal!!

Denyse on 22 de setembro de 2008 às 10:35 disse...

ahh, adorei a dica do chocolate!!
vale para a terra firme - como desculpa?
heheeh

beijos!

 

Meu Divã Copyright © 2009 Girl Music is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez