sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Directo del desierto...

Postado por Re às 21:37
Chegamos ontem a noite ao Deserto do Atacama..claro que a noite nem deu pra ter uma ideia clara do que eh o Atacama, somente uma vaga sensacao de que chegamos num lugar inospito, muito seco, mas de grande beleza.

O Deserto do Atacama eh o deserto mais seco do mundo. Em algumas parte chove somente a cada 80 anos. Mesmo assim ele eh o terceiro destino turistico mais procurado do Chile, ficando atras apenas da Ilha de Pascoa e da Patagonia Chilena..facil perceber o que isso significa, ja que cruzamos com turistas do mundo inteiro aqui.

Hoje pela manha, comecamos a desvendar esse lugar. Nossa primeira parada foi na Aldeia Tulor. Aldeia Tulor foi habitada a 5000 anos atras pelos indios Guanacos, depois vieram os Incas e tomaram tudo e na sequencia os espanhois que simplesmente destruiram com tudo, atras de ouro. De la, fomos conhecer o Pukara de Quitor, outro vilarejo indigena, localizado na colina proximas ao um dos poucos oasis do deserto. Esse vilarejo sao varias muralhas cravadas na montanha que foram usadas pelos incas para se defender dos espanhois. Infelizmente, nao sobrou um pra contar historia. So pra ter uma ideia, o significado de Quitor eh decaptacao.

Voltamos a cidade de San Pedro e la conhecemos o museu arqueologico, que conta toda a historia dessa regiao e de seus civilizacoes. A cidade eh unica, pequena, sao apenas 2000 habitantes, todas as casas sao feitas de barro e palha (afinal aqui nao chove nunca)..vc tem a sensacao de estar numa daquelas cidade de velho oeste que se ve em filmes.

A tarde conhecemos a Cordilheira de Sal, o Salar de Atacama (terceiro maior do mundo), o Vale da Morte (a terra contem tantos minerais que impede que se cresca qq planta ou sobreviva qq animal nesse vale) - o vale è simplesmente lindo, uma das paisagem mais belas que ja vi, sem contar que de la, tem-se uma vista espetacular do vulcao Licancabur. De la seguimos ao Vale da Lua. O Vale da Lua recebeu esse nome pq a sua superficie lembra em muito a superficie da Lua, inclusive foi usado pela NASA para testes. O vale fica no meio da Cordilheira de Sal e ficamos la ate o por do sol. Sinceramente, ja vi por de sol mais bonitos no Brasil, mas o que eh bonito nesse por do sol, nao eh ele em si, mas sim o reflexo que isso causa na Cordilheira, a cada minuto a cor da montanha vai mudando, de amarelo, pra laranja, pra vermelho, ate ficar roxa. Eh simplesmente maravilhoso.

Voltamos ao hotel a tempo de recepcionar nossos pais que estavam chegando de Santiago.

Qual foi a minha primeira impressao do deserto? Eh algo que vc nunca imaginou, nao pense em Saara, pq nao tem nada a ver com isso, eh um outro tipo de deserto, com montanhas, terra escura, pedras..nada daquela areia de dunas, eh de surpreender. Cada lugar visitado eh diferente do anterior. Mas de resto eh igual a qq outro deserto, faz muito frio a noite e muito calor de dia.

Amanha vamos as Lagunas Altiplanicas que ficam a 4000mts de altitude. Depois volto pra contar!

0 comentários on "Directo del desierto..."

Meu Divã Copyright © 2009 Girl Music is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez